Mesal cria o maior projeto de paletização inteligente do Brasil

A Mesal mais uma vez está desafiando limites. Está em processo de criação na fábrica da empresa, em Bento Gonçalves (RS), o maior projeto de paletização inteligente do Brasil. O equipamento, completamente personalizado, é fruto da parceria entre Mesal e Copacol/Unitá, uma das maiores cooperativas do Brasil, que em 2018 completa 55 anos de história.

Concebido para diminuir custos, aumentar a produtividade e melhorar as questões ergonômicas, a paletização vai trabalhar com sistema vertical, em dois andares, otimizando o espaço dentro da planta. O ousado projeto prevê a paletização simultânea de 64 SKU’s (Stock Keeping Unit, comumente traduzida como Unidade de Manutenção de Estoque).

Além da capacidade, o equipamento foi projetado para ser referência em versatilidade, uma vez que a Copacol/Unitá possui mais de 60 produtos em sua linha. Mesmo com a grande variação de itens produzidos pela empresa de Ubiratã (PR), o equipamento será capaz de paletizar 2.500 caixas por hora.

Para otimizar ainda mais o projeto, os 24 SKU’s de maior produção, que juntos representam 80% do volume diário, serão paletizados de forma robótica, com bases rotativas. Outros 10 serão realizados por meio de sistema cartesiano inteligente e os 30 restantes serão paletizados de forma estacionária.

Além da capacidade gigantesca de produção, a tecnologia de paletização robótica inteligente permite levar informações em tempo real ao nível de gestão. Dessa forma, é possível ter controle total sobre o volume e a velocidade de produção, os tipos e quantidade de itens em cada palete, as falhas e rejeitos de produção, além de identificar os motivos de parada do sistema, reduzindo o tempo de parada para manutenção.