Mesal cria tecnologia única para descarregamento de uvas

Em busca de um processo mais ágil e assertivo para o recebimento das mais de 72 mil toneladas de uvas produzidas por seus cerca de 1,1 mil associados, uma cooperativa vinícola encontrou na Mesal o parceiro ideal para investir em inovação. Utilizando tecnologia de ponta e um processo totalmente automatizado, a empresa criou um equipamento único no mundo, capaz de para descarregar até 1 tonelada de fruta por minuto.
Além retirar a caixa do caminhão, posicionar na esteira e descarregar o produto, o robô ainda lava e recoloca o recipiente de volta no veículo. Tudo isso sem qualquer interferência humana. O processo revolucionou a forma com que a cooperativa recebe as uvas de seus associados, trazendo mais agilidade e praticamente zerando a fila de caminhões.
A diminuição do tempo entre a colheita e o processamento garante à vinícola a exploração de todo o potencial de qualidade da fruta, uma vez que diminui consideravelmente os efeitos negativos da sua exposição ao clima, que podem causar alterações sensoriais e facilitar a oxidação das bebidas.
Para executar o projeto com sucesso, a engenharia precisou vencer uma série de barreiras. Entre elas, as diferentes alturas e posições dos caminhões, além da inclinação dos veículos, que variam a cada caixa descarregada. Através de uma câmera, o equipamento faz o reconhecimento de imagem a cada caixa retirada, corrigindo o posicionamento da lança transversal e longitudinalmente de forma automática.