Robô colaborativo: segurança, agilidade e economia para o setor alimentício

A competitividade do mercado e as exigências trabalhistas e sanitárias do governo têm aumentado exponencialmente nos últimos anos, sobretudo dentro do setor alimentício. Nesse contexto, as inovações da automação industrial, como o robô colaborativo, surgem como a alternativa mais segura e economicamente vantajosa. O setor poderá ver de perto as soluções que a Mesal preparou para o futuro durante a Mercoagro 2018, que ocorre de 11 a 14 de setembro, em Chapecó (SC).

Com dimensões compactas, o robô colaborativo da Mesal foi criado para trabalhar ao lado do ser humano, agilizando processos repetitivos e insalubres, além de adequar a linha de produção às necessidades crescentes de volume e personalização dos produtos com prazos de entrega cada vez mais enxutos.

O equipamento tem capacidade para desenvolver as mais variadas tarefas dentro da linha de produção, como carga e descarga de máquinas, passando pela paletização, encaixotamento, montagem, ou até mesmo no controle da qualidade.

Dessa forma, é possível poupar os colaboradores da realização de tarefas repetitivas ou perigosas. Além disso, é possível poupá-los do trabalho em cenários agressivos de produção de alimentos, como ambientes muito quentes, frios ou desagradáveis, evitando lesões acidentais ou por esforço repetitivo e liberando os operadores humanos para tarefas qualitativamente mais altas.

SEGURANÇA

Sua segurança é garantida pela parada monitorada de segurança. Esse tipo de recurso é usado quando um robô está trabalhando por conta própria, mas tem, de forma esporádica, um ser humano dentro do seu espaço de trabalho.

Por meio de modernos sensores, os robôs conseguem detectar essa presença e diminuir a velocidade gradativamente, conforme o ser humano se aproxima, freando completamente quando detecta presença humana a uma distância pré-programada. Dessa forma, é possível que os colaboradores trabalhem lado a lado com a máquina, sem a necessidade de isolamentos ou cercas.

LEVEZA e VERSATILIDADE

A versatilidade dos robôs colaborativos permite que ele exerça diversas funções dentro da indústria. Eles podem, inclusive, atender uma tarefa específica e posteriormente ser realocados para outra aplicação, de maneira simples e rápida, sem necessidade de novo startup e paradas de produção.

Outro fator que facilita essa rápida realocação é o peso dos robôs. Leves o suficiente para serem carregados no meio do expediente sem causar interrupções na rotina da sua indústria. Ou seja, eles podem mudar de função rapidamente, adaptando-se às necessidades de produção.
O robô colaborativo da Mesal estará em exposição no estande da empresa na Mercoagro 2018, localizado no pavilhão Vermelho, rua 1600, número 1630. A feira ocorre de 11 a 14 de setembro, em Chapecó (SC).