Robôs da Mesal dão segurança e agilidade à paletização de uma vinícola

Para elaborar um bom vinho, espumante ou suco de uva, a vinícola precisa se certificar que toda a cadeia produtiva seja cercada de cuidados, desde a o cultivo da fruta até a abertura da rolha pelo consumidor final. Pensando nisso, a Mesal foi desafiada a criar uma solução que trouxesse mais agilidade e assertividade ao setor de expedição da maior cooperativa vinícola do Brasil.
Desde 2017, o setor conta com quatro robôs para realizar a paletização dos mais de 200 itens produzidos e comercializados pelas suas 13 marcas. O projeto, um dos maiores do setor vinícola brasileiro, tem capacidade para embalar até 6 mil caixas por hora. A programação fácil garante agilidade na troca de itens, enquanto a precisão dos robôs dá total segurança na paletização de embalagens sensíveis, como o vidro.
Outro desafio vencido pela Mesal durante a realização do projeto foi a adequação dos equipamentos ao espaço físico reduzido oferecido pelo cliente. Em um projeto totalmente personalizado, os robôs foram instalados em meio a uma linha de produção já consolidada.
“Adequar as tecnologias de ponta às necessidades e condições oferecidas pelo cliente é sempre um desafio. Nos dedicamos intensamente em cada projeto para solucionar as mais variadas demandas para gerar resultados aos nossos parceiros. É isso que move a Mesal”, descreve o diretor da empresa, João Paulo Kronhardt.